Notícia

Prefeitura envia para Câmara projeto Plantando Saúde para fomentar e ampliar hortas comunitárias

  • SECOM PMJ -

Nesta quinta-feira (27/10), a Prefeitura de Joinville enviou para apreciação da Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei Ordinária nº 246 que cria o Programa Plantando Saúde. O objetivo é fomentar e ampliar o número de hortas comunitárias nos bairros do município. Caso o projeto seja aprovado, a Prefeitura fornecerá para entidades sem fins lucrativos insumos e serviços para a implantação, além de suporte técnico para manutenção.

O programa Plantando Saúde pretende resgatar o vínculo dos moradores dos bairros com a terra e promover a oferta de alimentos saudáveis e ambientalmente sustentáveis prioritariamente às pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

Além de aproveitar espaços ociosos com a possibilidade de atividade produtiva, o Plantando Saúde quer despertar o senso comunitário para uma boa utilização desses espaços e assim melhorar a qualidade ambiental.

O Projeto de Lei, que ainda será analisado pelos vereadores, prevê a inscrição de entidades de utilidade pública municipal com sede no bairro onde está o terreno para implantação da horta. Essas instituições não poderão ter débitos com a Secretaria da Fazenda de Joinville. As hortas comunitárias poderão ser implantadas em imóveis públicos ou privados, de acordo com as especificações técnicas aprovadas pela Unidade de Desenvolvimento Rural - UDR, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

O projeto determina que as entidades sigam as regras do regimento interno do programa, como priorizar a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Deverão também indicar um responsável da entidade pela manutenção e organização da horta comunitária, além de apresentar um relatório semestral sobre o funcionamento do local.

Poderão ser cultivadas hortaliças e árvores frutíferas para que os produtos e sementes sejam para autoconsumo. Os responsáveis deverão destinar corretamente os resíduos, não queimar qualquer material combustível e não utilizar agrotóxicos. Além de manter a horta e os canteiros limpos e organizados.

Caso o projeto seja aprovado, equipes da Prefeitura farão o acompanhamento e a assistência técnica com visitas, palestras e cursos, ações de educação alimentar e nutricional. O Programa Plantando Saúde integra o Plano de Desenvolvimento Rural de Joinville, instituído pela Lei nº 9.096 de 04 de janeiro de 2022.(SECOM PMJ)

Unidade de AVC do Hospital São José comemora 25 anos com redução no índice de mortalidade Anterior

Unidade de AVC do Hospital São José comemora 25 anos com redução no índice de mortalidade

Escola Municipal do Jardim Paraíso será transformada em Centro de Educação Infantil Próximo

Escola Municipal do Jardim Paraíso será transformada em Centro de Educação Infantil

Deixe seu comentário